sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lista aberta e fechada, diferenças básicas

[US, July 1952. Yale Joel. Life]

Abaixo um texto explicativo das diferenças entre os modelos de voto em lista aberta (atual modelo) e em lista fechada (ou pré-ordenada), que tem sido proposta por alguns parlamentares/partidos para a reforma política.

É um link em PDF do portal do Luis Nassif, com dois textos: 1) do cientista político Fábio Wanderley Reis defendendo as suas posições (inclusive sobre o voto obrigatório), e fazendo uma análise da cobertura da imprensa. 2) O segundo trata de uma explicação sobre as diferenças básicas dos sistemas abertos e fechados de listas eleitorais, de autoria do cientista político Fabrício Vasselai.

São textos rápidos mas interessantes para perceber que certas opções institucionais não serão os remédios definitivos para tudo o que assola a política nacional, embora consigam melhorar em uma ou outra direção certas falhas ainda presentes (personalização do voto, por exemplo). Da minha parte, gostaria de ver mais desses textos, pois creio que é um debate que deveria ser encarado de forma muito menos amadora pela imprensa.

Nenhum comentário: