quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Jornalismo de primeira

Nesta quinta-feira de outubro que antecede uma eleição municipal, uma polêmica excitou jornalistas, blogueiros e internautas de Curitiba.

Fato 1: o jornal Gazeta do Povo está preparando uma matéria sobre os candidatos e enviou uma pauta de questões (segundo os próprios editores) a todos os candidatos, inquirindo sobre as relações entre os financiadores e os candidatos. O jornal diz que enviou a todos os candidatos...

Fato 2: a pauta de questões enviadas ao prefeito Beto Richa vazou e foi parar na mão de quem quisesse publicá-la. Não foi bem assim. Saiu, pelo que se viu, em dois blogs. Mas daí, não é preciso muita pesquisa, se dissipa rápido, torna-se público, o quê não é para acontecer dentro daquilo que o jornalismo dita (pelo menos antes da matéria ser terminada e veiculada). E saiu, em primeira mão, no Blog do Zé Beto (às 9:41h) e no Blog do Fábio Campana (às 10:23h). Pronto, polêmica instaurada, notas em diversos blogs, gritos pró e anti Beto Richa, pró e anti-Lula, pró e anti-Requião, pró e anti-Gazeta do Povo, uma verdadeira farra de comentários em todos os cantos.

Manifestaram-se a respeito a chefia de edição do Jornal, o ombudsman, a assessoria da prefeitura e todos que quiseram (publicadas apenas pelo Blog do Zé Beto, aqui). Diante de tanta coisa que já foi propalada e discutida, vale a pena insistir em algumas ainda pouco aprofundadas:

Primeiro: Por que a pauta vazou? Não é possível responder ‘vazou e ponto’. Isto não é comum no jornalismo local e nunca se viu uma verdadeira espinafrada em uma profissional do jornalismo (a que enviou a pauta), publicando, na primeira edição do Blog do Fábio Campana, o telefone que assina o email enviado (o que foi retirado em edição posterior). Um detalhe desses sinaliza que o “furo” jornalístico, por aqui, é quase sinônimo de difamação e picuinha entre veículos concorrentes.

Segundo: se a pauta vazou e tinha teor político de complicar o prefeito (e as relações que mantém com empresas que prestam serviço à prefeitura e pagam sua campanha), isto não é crime eleitoral. Pode até objetar-se que isto mancha o jornal e denota suas relações “escusas” em prol dessa ou daquela candidatura. Ok. Ótimo para a democracia e para o jornalismo! Ruim para a Gazeta. Mas precisa ser confirmado, precisa sair no jornal de sábado, precisa sair na televisão. Ficar polemizando com o jornal, dar o furo e criar um clima de guerra entre os organismos de imprensa é coisa política também. Se não for, cabe uma pergunta: por que o blog do Fábio Campana não publicou as respostas da Gazeta do Povo? Por que não soltou as pautas enviadas aos outros candidatos? Porque nem tocou no conteúdo da pauta de questões publicada sobre Beto Richa?

O blog do Zé Beto fez duas das três coisas: entrou no mérito da questão e reiterou as dúvidas que pairam sobre as financiadoras da campanha do atual prefeito e, depois, publicou as respostas da Gazeta. Pode ser que não tenha divulgado as pautas dos outros candidatos porque não teve acesso, e voltamos ao fato número 1.

Em tempo. Gostaria de registrar que, de três comentários que enviei ao Blog do Fábio Campana, só o último foi aceito (publicado). O que só foi feito depois que eu retirei qualquer conteúdo verdadeiramente crítico e os argumentos que tocavam na contradição do próprio blog. Quanta ingenuidade de minha parte...

---

Enfim a matéria saiu na Gazeta do Povo, na edição de 03-10-2008 (acesse aqui, aqui e aqui).
Como se pode notar, não há nenhuma "bomba" para sabotar a eleição de ninguém. Os blogueiros também foram um pouco mais cautelosos.

Nenhum comentário: