sexta-feira, 21 de março de 2008

Mídia e Política

Circulam pela internet duas mensagens interessantes sobre as relações entre Mídia e Política, que nos informam muito mais sobre o assunto do que as sulfurosas planilhas de centimetragem e "valência" utilizadas pelos politógos desta e de outras plagas para mensurar o imensurável, ou seja, o viés (ou ausência de) ideológico que determinados órgãos da imprensa possuem por este ou aquele candidato, este ou aquele político.

O primeiro destes "posts" é um trecho de uma entrevista do atual governador do Paraná, Roberto Requião, acusando a mídia de tratar de maneira desigual dois notórios políticos "puladores de cerca" que tiveram filhos fora do casamento, coincidentemente em decorrência de relacionamento fugazes com jornalistas. Um destes políticos, cujo "case" fora do casamento foi amplamente divulgado pela mídia, é o ex-presidente do Senado (renunciou ao cargo, para quem não se lembra) e atual senador [ aqui com seu novo relacionamento], Renan Calheiros, portador de sobrenome de ilustre tradição na família alagoana. O segundo deles, o eterno dândi da burguesia "associada" brasileira, ex-"terrorista" (pelos critérios de Mme. Rice e Olavo de Carvalho) e presidente da República, FHC, também companheiro de Renan em alguns infortúnios conjugais.

Pois bem. Esses eventos aparentemente sem importância, terminam adquirindo um significado político na medida em que, durante os oito anos do mandato FHC, a mídia silenciou ampla e coordenadamente sobre o assunto, enquanto que no segundo caso, com o perdão do pleonasmo, a musa denunciante teve direito até à entrevista coletiva no programa de uma expert no assunto, Srta. Hebe Camargo, a quem não se pode acusar de ser lacerdista. Essa assimetria no tratamento entre os dois acontecimentos é o mote da entrevista do governador Roberto Requião (assista aqui). Cabe ao leitor eventual julgar e opinar sobre a validade dos argumentos do governador paranaense.

Outro episódio que merece meditação e leitura atenta é a desconstrução da revista "Veja" efetuada por Luís Nassif em seu blog: http://luis.nassif.googlepages.com/ Ao longo dos sucessivos episódios da série, Nassif fornece importantes informações sobre a história da linha editorial de Veja e sobre o perfil de alguns de seus colaboradores. Recomenda-se ler o material junto com "Recordações do Escrivão Isaías Caminha", de Lima Barreto. Estranhamente, a revista Veja não se defendeu das acusações, apenas moveu um processo destemperado contra o jornalista. Como o direito de defesa é uma instituição sagrada no Estado de Direito (novo perdão do pleonasmo) abrimos este espaço para aqueles que quiserem defender a revista e seus colaboradores das acusações de Nassif.

Nenhum comentário: