quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Os muçulmanos não odeiam o Ocidente

De acordo com uma simplíssima matéria publicada no portal Yahoo, uma pesquisa do Instituto Gallup, realizada em cerca de 40 países e que demorou 6 anos para ser concluída, revela que a população muçulmana mundo afora (cerca de 1,3 bilhão), admira o Ocidente por sua democracia, por suas liberdades e por seus avanços tecnológicos.

A matéria ainda informa que:

"Os muçulmanos querem a autodeterminação, não uma democracia definida e imposta pelos americanos. Não querem a teocracia, o que a maioria quer é uma democracia com valores religiosos", destaca John Esposito, professor de estudos islâmicos da Universidade Georgetown.
A pesquisa afirma que 93% dos muçulmanos do planeta são moderados e apenas 7%, politicamente radicais."

A pesquisa deve ser para lá de interessante e muito esclarecedora sobre aquilo que não se tem informação por aqui: o islã que não se manifesta nas ruas, aqueles que não promovem atentados e assim por diante.
Fiquei "elocubrando" também que aqueles 7% que se posicionaram como radicais deve variar de país para país, devendo chegar a 15% ou 20% em alguns países. Então, me parece que a receita de um regime democrático "ocidental" não seja automaticamente aplicável por lá. Certamente, estes povos devem ser mais capazes de conduzir uma "transição democrática" aos seus moldes do que aceitar o modelo britânico, ou o francês, ou qualquer que seja a "engenharia institucional" forjada pelos constitucionalistas ocidentais. E foi assim no mundo todo, cada país inventando o seu modelo e adaptando diversos mecanismos de modelos diversos, por que não permitir que lá também o seja?

Nenhum comentário: