terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

PFL mudará de nome

A Executiva Nacional do PFL aprovou nesta quinta-feira a mudança de nome do partido --que passará a se chamar PD (Partido Democrata). A decisão ainda precisa ser referendada em convenção extraordinária do partido, em 28 de março. Somente a partir dessa data é que o partido trocará oficialmente de nome. [Mais aqui]





Não haverá mudança significativa. Nome novo, alguns novos dirigentes e tudo continuará como sempre foi: a mesma história, a mesma composição social e as mesmas "causas". Dado, aliás, já registrado por diversos analistas e blogueiros...

Curiosidade de suma importância: após a fusão do PL (Partido Liberal) com o PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional) e agora com a novidade pefelista (ou democrata) somente o pequenino PSL (Partido Social Liberal) carregará consigo a alcunha de "liberal" entre as agremiações brasileiras.


Mas uma questão séria jamais entra na conta dessas mudanças de nomenclaturas:
o entendimento mais ou menos ordenado do mercado político, por parte dos eleitores, requer uma regularidade das siglas. A reinvenção dos nomes impede a lenta e gradual fixação dos nomes dos partidos na cultura política do eleitorado. Tendo que encarar uma quantidade elevada de partidos, confundidos por coligações voláteis, os eleitores ainda se deparam com nomes distintos a cada dois anos.

3 comentários:

lionlichao disse...

Hello! You have a very nice blog! I'm here to share valuable info with you visit my blog,about Mozilla Firefox web browser.

Anônimo disse...

Depois do Partido Democrata, quando teremos o Republicano?

Paulo Scarpa disse...

liberais ou democratas?

hmmm...o que será pior?