segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Assembléia Legislativa do Paraná tem um dos piores sites do país

[A magnetic memory device of a computer,
created at the Bell Lab. February 1961.
Fritz Goro, Life]


Gazeta do Povo de 02-08-2009

Uma pesquisa do cientista político Tiago Peixoto, do Instituto Universitário Europeu, que fica em Florença (Itália), revela que a página na internet do Le­­­­gislativo do Paraná é apenas a 18.º entre as 26 de todo o país em questão de transparência. “Em um caso desses, o cidadão é quase cego, mas não por falta de dedicação dele e sim porque a ação parlamentar é pra­­­­­­­­ticamente obscura”, afirma.

A pesquisa de pós-doutorado de Peixoto, intitulada “O uso da tecnologia da informação e comunicação pelo Poder Legislativo”, comparou os sites de 93 assembleias estaduais do Brasil, Estados Unidos e Espanha. De acordo com o estudo, a maioria das páginas brasileiras é bastante inferior às estrangeiras. No Paraná, a situação é ainda mais grave se comparada, por exemplo, à Assembleia do Rio Gran­­­de do Sul, que foi avaliada como a melhor do país. Peixoto alerta que o site do Legislativo paranaense não cumpre os requisitos mínimos para que o cidadão possa acompanhar as atividades e os gastos parlamentares. “No website da Casa, não se encontra quase nada ou, então, se encontra muitíssimo pouca informação sobre a ação parlamentar”, diz o pesquisador. “A mesma falta de dados se vê em relação aos custos, aos gastos de cada deputado.”

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Um comentário:

Celso Roma disse...

A internet facilita o acesso dos eleitores (e também dos analistas) às informações sobre o desempenho dos representantes da sociedade. Os cidadãos precisam, agora, criar o hábito de consultá-las regularmente. Divulgar os dados é o primeiro passo. Outro passo consiste em consultar e analisar os dados. Isto me lembrou uma piada dos irmãos Marx. Groucho estava assistindo a um leilão. Entusiasmado, ele começou a fazer lances. "US$3.000", gritou. Se alguém cobria o lance dele, ele fazia outro lance, maior que o anterior: "US$4.000". O irmão dele, ao perceber a situação embaraçosa, o interrompeu gritando: "Você está louco!?" Groucho respondeu: "Números todo mundo tem".