quarta-feira, 18 de março de 2009

Partidos políticos e ideologia na Câmara dos Deputados


[Gov. of Guanabara State, Carlos Lacerda after crisis following the forced step down of Brazilian Pres. Joao Goulart. 1964. John Loengard, Life]

Luiz Domingos Costa

A discussão em torno da existência ou não de partidos 'ideológicos' no Brasil não é uma tentativa otimista de espantar os problemas e falhas das instituições políticas (partidos, legislativo, governos). Entretanto, deixá-la de lado serve, no mínimo, à despoilização do debate sobre um país no qual há, gostemos ou não, partidos que merecem essa designação, no qual as ideologias existem e no qual a política não é puramente uma invenção do Marquês de Pombal e explicada pela noção de 'homem cordial'.

Em primeiro lugar, analisar a ideologia partidária requer separá-la de uma série de práticas (corrupção, clientelismo, etc) comuns aos diversos agentes políticos. Requer isolá-la de fenômenos similares (certa ideologia embutida em um programa governamental mais amplo) e analisá-los separadamente.Infelizmente, isolar certos fenômenos é um princípio científico básico.

O cientista político Celso Roma deu uma contribuição resumida aqui no blog, baseado-se em enquetes com os parlamentares entre 1987 e 2001 e afirmou ser possível identificar opiniões políticas definidas de acordo com as posições dos principais partidos no eixo ideológico esquerda-centro-direita. Trata-se de uma apresentação bastante sumária de uma pesquisa ampla sobre o assunto, sem a densidade necessária para quem queira se aprofundar no assunto (as enquentes versam sobre 107 assuntos de economia, política, sociedade) e sem as evidências necessárias para a comprovação do argumento (de que os partidos têm ideologia e são diferentes sob o prisma das posições políticas clássicas). Assim, o texto completo com os dados está disponível abaixo.

Ideologia e coesão dos partidos políticos na Câmara dos Deputados:
evidências de enquetes com os parlamentares (1987/2001) - Celso Roma
(trabalho apresentado no "Seminário Internacional Legislativo Brasileiro em Perspectiva Comparada", Brasília, 15 de maio de 2008)

Resumo:
De acordo com a visão tradicional sobre a política brasileira, os principais partidos não
têm ideário e atraem políticos motivados por interesses outros que não os vinculados ao
seu programa. Este artigo, no entanto, mostra que os deputados federais marcam
posição em torno das agendas políticas, situando as siglas partidárias num contínuo
ideológico e revelando uma unidade de crenças entre seus filiados. Os dados que
atestam essas afirmativas são procedentes de questionários aplicados aos parlamentares
pelo instituto Datafolha. Os resultados da análise indicam que o nível de consenso
intrapartidário e de dissenso interpartidário é mais alto do que se supõe.
Palavras-chave: partido político; coesão; ideologia; Câmara dos Deputados.
(download em PDF do texto completo)

Nenhum comentário: