quarta-feira, 23 de abril de 2008

Voto em Lula: classe social, ideologia ou identificação com o candidato?

No sub-campo “comportamento eleitoral” da ciência política existe uma centena de artigos acadêmicos dedicados a analisar o voto em Lula: se mais ou menos ligado à identificação ideológica (de esquerda), se mais associado à identificação partidária (com o petismo), se relacionado ao sucesso desta ou daquela política econômica...

Mudança importante verifica-se entre a eleição de 2002 e a de 2006. No primeiro pleito, a variável identidade ideológica (de esquerda) foi mais significativa para explicar o voto em Lula; em 2006, diferentemente, o estrato social foi uma variável mais decisiva sobre a decisão de votar ou não em Lula, fazendo com que a dimensão ideológica perdesse peso na escolha do presidente.



Mas, afirmam as autoras do estudo: "
Não obstante essas diferenças, nos dois momentos, o voto em Lula em específico é mais fortemente explicado pela simpatia e identidade com o candidato."

Por enquanto, o "x" da questão continua a ser "efeito Lula" sobre o eleitorado brasilero...


Do artigo “Classe, ideologia e política...” de Denilde Oliveira Holzhacker e Elizabeth Balbachevsky.
Opin. Publica , Campinas, v. 13, n. 2, 2007 .

A revista Opinião Pública, em seu último número (v. 13, n. 2), apresenta uma série de análises sobre as eleições de 2002 e 2006, que vão desde impacto da corrupção, partidarização do voto, eleitorado evangélico etc.

Post-Scriptum:

Não há o menor cabimento tomar em estes dados e estas conclusões para afirmar que políticas sociais (“assistencialistas”, como quer a revista Veja) amealham votos, porque o artigo não se refere ao impacto das políticas (quaisquer que sejam) sobre o voto. Há outros artigos dedicados a medir este tipo de hipótese.

2 comentários:

Bruno Bolognesi disse...

Luiz, maravilha. O Requião padeceu da mesma crítica quando reeleito. De que as políticas públicas populistas, assistencialistas, inclusivas, etc., etc., pudessem explicar o voto no homem. Nada disso faz sentido, mesmo quando a hipótese foi à campo. O que explica o voto em nosso Bonaparte do Bigorrilho são indicadores complexos de outra natureza e não essa "colagem" que toda a imprensa bege (pra não escrachar) gosta de fazer. Os dados sobre a análise do voto em Requião, município a município podem ser conferidos no blog do Prof. Strapazzon http://politicaparana.blogspot.com/

Abraços

Lucas Castro disse...

Desmistificando a mídia...