quinta-feira, 26 de julho de 2007

[Opinião] Sr. Nelson Jobim x Sucessão Presidencial

Ontem o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, em meio ao caos aéreo que permeia o país, nomeou para a pasta da Defesa o Sr. Nelson Jobim. A mass media vem afirmando que apesar da escolha ser política (esses acreditam que as nomeações para as pastas governamentais, cargos de primeiro escalão, devem seguir um critério eminentemente técnico), foi uma nomeação acertada.
Conhecido nos meios políticos e jurídicos, o Sr. Jobim, aparentemente, tem pulso firme para conduzir a pasta da Defesa e talvez até consiga romper com um dos últimos resquícios do governo militar dos anos 60-80, notadamente o controle castrense de alguns setores estratégicos, entre eles a aviação civil.
Entretanto, o que chama atenção são as conseqüências do sucesso ou insucesso do ora Ministro Jobim: se fracassar em controlar o caos aéreo brasileiro, entenda-se com isso, apaziguar os ânimos com a imprensa e diminuir sensivelmente a baderna que tomou conta dos céus brasileiros, voltará ao esquecimento como um simples advogado militante do PMDB. De outro giro, se tiver sucesso em sua empreitada, poderemos estar diante do novo candidato a Presidência da República, pelo PMDB.
Ainda é muito cedo para tecer prognósticos sólidos sobre a sucessão presidencial de 2010. Porém, não custa nada ficar de olho na pasta da Defesa.

2 comentários:

Lucas Massimo disse...

Lucas

Você tocou num ponto até agora pouco comentado nos demais blogs de análise.

Até 2010 os trens ligando os aeroportos não estarão prontos, é claro, mas os efeitos do início das obras sobre o comportamento eleitoral da alta classe média paulista não poderá ser subestimado.

A foto de Jobim com o capacete do corpo de Bombeiros, vistoriando Congonhas, dá todo a pinta que o PMDB não deve descartar a oportunidade.


(http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/07/27/ult27u62214.jhtm)

Bruno Bolognesi disse...

Lucas´s

A Sra. Lucia Hippólito tocou nesse ponto em seu comentário na CBN. Que aliás foi um tanto previsível. O que o artigo do Lucas chama a atenção é para um pasta notadamente diminuta tomar tais proporções de uma hora para outra, possibilitando inclusive a especulação de uma candidatura á presidência. Quem disse que o PMDB não iria cobrar a dívida da convenção nacional?