quinta-feira, 19 de julho de 2007

[Opinião] A implosão de um projeto anunciado

Notável e notória a inter-relação sugerida no editorial da Folha de hoje (para assinantes) acerca da ocupação de uma agência de regulação – a ANAC – por interesses privados das companhias aéreas. Mais notável ainda que o procurador da república, Márcio Schusterschitz, acuse empresas privadas de ganância. Para completar a comédia, requer-se do Estado “planejamento, investimento e regulação”.

Após 17 anos de desmonte da máquina pública as agências reguladoras – outrora caixas de pandora para a modernização do reticente particularismo tupiniquim – são postas no pau-de-arara pela inépcia e incompetência com que tem leiloado a esfera decisória entre três ou quatro grupos privados e “gananciosos”.

Face ao desmonte do Estado, o único instrumento disponível para expressar a tomada de providências parece ser a reorganização das cúpulas, como se com demissões fosse possível ampliar e modernizar a precária infra-estrutura aeroportuária.

Uma vez mais, como já ditara um gordo barbudo, os homens conjuram ansiosamente pelo passado, a fim de apresentar nessa linguagem emprestada a nova cena da história universal. Fomos jogados subitamente para os tempos do desenvolvimentismo, transvestindo estradas por aeroportos, empresas estatais por parcerias público-privadas. É o prelúdio da farsa pela tragédia.

Um comentário:

Bruno Bolognesi disse...

Excelente sua posição Lucas. Estava exatamente pensando isso. Vc traduziu de forma brilahnte. Dá-lhe 18 Br. Abraços Bruto.