terça-feira, 26 de junho de 2007

[Pesquisa] O que pensam os deputados estaduais do PR sobre a reforma política

O jornal Gazeta do Povo inquiriu os deputados estaduais do Paraná a respeito dos pontos presentes na proposta de reforma política. Segundo os dados publicados na edição impressa de 25/06/07 (assinantes podem acessar a matéria na íntegra), a maioria dos parlamentares já mudou de partido, mas acredita que o ponto mais importante da reforma seja a fidelidade partidária. Como atestam os gráficos.

Observação: os valores são os números de deputados (e não a porcentagem).


Além disto, a maioria crê que a reforma seja benéfica para a melhoria da democracia brasileira. Dentre os otimistas, uma parcela significativa acredita que mudanças institucionais possam contribuir para mudanças nos valores da classe política. Seria algo como uma espiral na qual novas regras e procedimentos, ao se repetirem ao longo do tempo, criam valores e crenças favoráveis que podem consolidar ainda mais as instituições.

Chama atenção que 27 dos 51 parlamentares entrevistados se posicionaram a favor do sistema eleitoral misto (parte distrital e parte proporcional). Porém, a opção do sistema misto está descartada da proposta de reforma que tramita no Congresso.
Finalmente, a pergunta que mais divide as opiniões dos parlamentares é a que indaga sobre a adoção da lista fechada. Provavelmente uma pequena amostra daquilo que se passa em âmbito federal.

Bela iniciativa. Uma pesquisa assim sobre os deputados federais, cruzando dados sobre partidos políticos, base aliada, oposição, região, seria interessante para mensurar as posições daqueles que irão votar o projeto de reforma.

Nenhum comentário: